segunda-feira, 16 de novembro de 2009

UM BÁLSAMO PARA O DESESPERO? **

Vi o comentário de um anónimo (a?) no post Ser Perseverante, de 21 JUN 2009, o qual vai ser transcrito a seguir para que todos compreendam a resposta que vou dar para ajudar minimamente uma pessoa em natural desespero.

“Este post e os comentários de Fernando Magalhães e Inácia de Jesus fizeram-me pensar em perguntar se poderei fazer algo por mim própria para não me sentir tão desesperada como agora.



Há anos, por pressões do meu patrão, ajudei-o a fazer uma falcatrua assinando um documento comprometedor. 
Ele ganhou milhares de contos e deu-me dois para me adoçar a boca.
Quando o escândalo rebentou inesperadamente, ele safou-se descartando-se de mim e agora, com 50 anos, estou nas mãos de justiça por causa da minha maldita assinatura
Sem dinheiro, sem emprego, sem apoio e sem posses para qualquer aconselhamento, poderei fazer qualquer coisa por mim própria para aliviar o meu sofrimento enquanto aguardo a lenta marcha

da justiça?
Vou continuando a visitar o seu blog porque espero que me responda com brevidade.
Não me posso identificar por questões de segurança. Deve compreender.
Obrigada.”
16 de Novembro de 2009 16:37


Pela maneira como a senhora fez o comentário, parece-me que, depois de se descobrir a falcatrua, o seu patrão tentou safar-se alijando em si todas as culpas.
Por acaso, não foi a sua secretária de maior confiança?
Além disso, parece-me que a senhora não quer ilibar-se de toda a culpa. Por isso, está em conflito consigo própria, além de excepcionalmente desiludida com o seu antigo
patrão.
Se assim é, muito vai ter de lutar consigo própria para «carregar» a culpa sozinha.
Comportamentos de patrões como o seu, são usuais na nossa sociedade chamada «civilizada», mas muito «gananciosa». Com eles, é necessário guardar «trunfos na manga» que a senhora não parece ter. Para isso, teria de usar vestidos de manga comprida. Se calhar os seus vestidos eram de manga curta e confiou demais no seu antigo patrão.
Agora, apenas para aliviar a situação aflitiva em que diz que se encontra, peço que, antes de tudo, leia o meu post AUTOTERAPIA, de 24 de Fevereiro de 2009 e pratique o relaxamento que está nele descrito.
Entretanto, como já viu o SER PERSEVERANTE, vá consultando outros posts tais como:
PROFILAXIA E PSICOTERAPIA NA DEPRESSÃO, de 6 de Junho de 2009.
STRESS, de 11 de Setembro de 2008.
Com estas leituras ou quaisquer outras que consiga fazer, assim como praticando a relaxamento, deve ter a possibilidade de experimentar «uma viagem ao seu passado» evocando muitos factos que a levaram a ficar presa a um compromisso de falcatrua.

Pense bem, vasculhe na memória todos os pormenores dos quais se puder lembrar. Podem ser importantes para as declarações ou esclarecimentos que prestar a quem estiver a averiguar os factos da falcatrua. Pode lembrar-se, sem querer, de algum pormenor insignificante mas que possa contribuir para que algo de diferente aconteça nas averiguações que julgo estarem em curso. Pode até corrigir alguns dados que não tenham sido devidamente esclarecidos. Depende muito da sua entrada em relaxamento e da «disponibilidade mental» com que recordar tudo aquilo que se passou e o modo como aconteceu.

Em alguns casos pode ajudar, mas o mais importante, é a senhora conseguir compreender a situação total e, sem tentativas de justificação para se sentir com razão, compreender que nas circunstâncias do momento seria difícil ter outras alternativas. Todos vamos ter de viver com o nosso passado, mas conseguiremos levar uma vida menos angustiada se compreendermos os factos e, depois de analisados, os aceitarmos com racionalidade.
Boa sorte e menos angústia. Da minha parte, não posso ajudar mais a reduzir o seu desconforto sem conhecer outros elementos importantes da sua vida.

Em 2018, já existe na colecção da Biblioterapia o 18º livro «PSICOTERAPIA… através de LIVROS…» (R), destinado a orientar os interessados para a leitura e consulta adequada de livros, desde que desejem enveredar por uma psicoterapia, acções de psicopedadogia, de interacção social e de desenvolvimento pessoal, autonomamente ou com pouca ajuda de especialistas.


Consultou todos os links mencionados neste post?

Já leu os comentários? Visite-nos noFacebook.

Clique em BEM-VINDOS

Ver também os posts anteriores sobre BIBLIOTERAPIA
É aconselhável consultar o ÍNDICE REMISSIVO de cada livro editado em post individual.

Blogs relacionados:
TERAPIA ATRAVÉS DE LIVROS para a Biblioterapia

Para tirar o máximo proveito deste blog, consulte primeiro o post inicial “História do nosso Blog, sempre actualizada”, de Novembro de 2009 e escolha o assunto que mais lhe interessa. Depois, leia o post escolhido com todos os comentários que são feitos. Pode ser que descubra também algum assunto acerca do qual nunca tivesse pensado.


Para saber mais sobre este blog, clique aqui.

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu era secretária de muita confiança do patrão a aponto de sair com ele a divertir-me.
Quando a empresa faliu por ser mal gerida, ele esqueceu-se de mim por completo e fugiu com a família para o Brasil.
Eu fiquei cá, a tomar conta do meu desemprego e da depressão em que entrei por causa da minha idade.
Agora tenho muito tempo para tomar refeições de comptimidos porque nem tenho dinheiro para as outras refeições.
As meninas simpáticas e bonitas que me lerem, se forem muito elogiadas pelos petrões, tenham juízo porque pode ser sol de pouca dura.